• 28 Setembro

    Novo serviço: Consulta de Psicologia Clínica

    É com o objetivo de dar aos nossos clientes um acompanhamento personalizado e adequado às suas necessidades individuais, que estabelecemos uma parceria com a Psicóloga Clínica - Dulce Silva.

    A psicologia assume um papel muito importante na área da Nutrição, uma vez que o comportamento alimentar integra as atividades absolutamente necessárias ao ser humano. 

    Assim, as consultas de Psicologia Clínica consistem numa uma avaliação individual, e mediante as necessidades, a intervenção pode ser isolada ou complementar ao acompanhamento nutricional.

    A Drª. Dulce Silva

    Dulce Silva, Psicóloga Clínica, Formada pela Universidade de Coimbra e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

    As suas principais áreas de intervenção estão relacionadas com o Peso e Aparência Física, nomeadamente:

    - Excesso de Peso 

    - Obesidade

    - Perturbação de Ingestão Compulsiva

    - Fome Emocional

    - Descontentamento com a própria imagem corporal

    - Baixa auto-estima

    - Falta de auto-confiança 

    - Anorexia

    - Bulimia 

    A Psicologia Clínica 

    A Psicologia Clínica é uma especialidade médica que intervém nos problemas psicológicos e emocionais, entre os quais a ansiedade, a depressão e as dificuldades de relacionamento interpessoal. 

    Da mesma forma, tem sido cada vez mais aplicada no tratamento de problemas alimentares pelo que, o comportamento alimentar desadequado pode estar significativamente associado a dificuldades emocionais ou psicológicas, em que a alimentação se torna uma forma de consolo e ‘escape’ de sentimentos, pensamentos e memórias que causam algum grau de mal-estar, como depressão, ansiedade, sentimentos de inferioridade, baixa auto-estima, etc.. 

    Assim, a presença de sintomas emocionais ou psicológicos não diagnosticados, no excesso de peso e obesidade, explica a dificuldade dos sujeitos em seguirem um plano de alimentação saudável com vista a boa forma física, com resultados de forma duradoura.

    As dificuldades comportamentais e emocionais identificadas são foco de intervenção com vista o alcance dos objetivos do paciente, que poderá passar pela capacitação de recursos mentais e comportamentais fundamentais na mudança de crenças, pensamentos e sentimentos negativos, que o impedem de praticar um estilo de vida saudável e feliz. 

    É realizada uma avaliação individual, e mediante as necessidades, a intervenção pode ser isolada ou complementar ao acompanhamento nutricional.